Mato Grosso, Domingo, 19 de Maio de 2024     
Novo Portal
<b>Unemat e Universidade de Torino assinam acordo</b>
<b>Unemat e Universidade de Torino assinam acordo</b>
27/07/2007 16:24:29
por Coordenadoria de Comunicação Social
Unemat e Universidade de Torino firmam acordo de cooperação acadêmica
Unemat e Universidade de Torino firmam acordo de cooperação acadêmica

O acordo de cooperação acadêmica entre Universidade do Estado de Mato Grosso e Universidade de Torino foi assinado esta tarde (27.07) no auditório da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), em Cuiabá. A iniciativa visa contribuir para estabelecer relações de cooperação cultural, científica, didática e consolidar os laços entre as duas instituições acadêmicas e entre os dois países.

A assinatura do acordo marca o início de uma colaboração entre as universidades, que poderá se concretizar em todos os campos e disciplinas de comum interesse. “Nos dias atuais não se permite distância para o conhecimento em virtude da globalização, da internet, onde tudo é rápido. Queremos cada vez mais estreitar nossas relações”, disse o reitor da Unemat, Taisir Karim, reafirmando que é fundamental que “sejamos parceiros efetivos, viabilizando projetos”.

A Secretária-Adjunta de Ciência e Tecnologia, Ilma Grisoste, ressaltou a importância do fortalecimento desta relação para a Unemat e para o Estado de Mato Grosso. “A Universidade de Torino acumula uma experiência de 600 anos de produção científica. Nós somos instituições jovens”.

Representando a Universidà Degli Studi di Torino, a diretora do departamento de veterinária, Dra. Leila Vincenti, e o diretor do programa de internacionalização, Dr. Aldo Ettore Cavagliato. Na ocasião, a professora Vincenti afirmou que já existem projetos e pesquisas em desenvolvimento envolvendo os dois países, citando como exemplo a área de veterinária.

A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Carolina Joana da Silva, lembrou que a Unemat oferece cursos nessa área do conhecimento, como Zootecnia em Pontes e Lacerda e quatro outros em Ciências Agrárias. “Vemos esta cooperação entre as instituições como muito positiva, pois temos muitas áreas de interesse comum. É uma oportunidade de contribuirmos com a troca de experiência”, disse.

O acordo prevê a realização de programas de didática, pesquisas, intercâmbio de docentes, pesquisadores, pessoal técnico-administrativo e estudantes, realização de projetos de interesse comum, troca de informações, de publicações científicas, uso recíproco dos instrumentos de pesquisa e acesso às estruturas das duas instituições, com duração de cinco anos, renováveis.

Danielle Tavares-Coordecom/Unemat

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24681 | Impressões: 141913
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada